A sua capacidade para estabelecer prioridades claras e precisas em relação ao seu tempo determina toda a qualidade da sua vida.
O pior uso do seu tempo é fazer aquilo que não precisa de todo de ser feito. O princípio de Pareto diz que 20% das suas actividades contêm 80% do valor das suas actividades. Quer isto dizer que, se tiver uma lista de dez actividades, duas delas valerão mais do que as outras oito juntas.
Para conseguir excelentes resultados, tem de se concentrar no pequeno grupo de actividades que contribui com maior valor para a sua vida e o seu trabalho.
O valor de cada ponto da sua ordem de prioridades pode ser calculado pelas possíveis consequências de fazer ou deixar de fazer essa coisa. Algo que seja importante tem consequências significativas na sua vida e na sua carreira. Algo que não seja importante não tem consequências de maior na sua vida nem na sua carreira. As pessoas com uma forma de pensar superior sabem medir as possíveis consequências das sua acções.
Pergunte-se sempre a si próprio:«Qual é, neste momento, o melhor uso para o seu tempo?» E, seja qual for a resposta, trabalhe nisso.
A capacidade de se auto-disciplinar de modo a trabalhar nas tarefas que podem fazer maior diferença na sua vida é a qualidade que torna tudo possível para si.
COMO COMEÇAR A APLICAR ESTA LEI IMEDIATAMENTE:
1. Faça uma lista de tudo o que faz parte do seu trabalho. Agora, analise a lista e escolha de três a cinco coisas que sejam mais importantes do que todas as outras.
2. Imagine que vai ganhar um bónus enorme no final de cada mês se conseguir trabalhar todos os minutos mais importantes. Em que é que isso iria alterar o seu comportamento? O que faria de forma diferente?
Jorge Neves